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Mitos e Verdades sobre o Câmbio Automático
Quer saber de uma vez por todas como funciona o câmbio automático e quais os mitos e verdades sobre ele?
em 03/09/2021 10:24:31
por
Ket
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### 1. O câmbio automático aumenta o desgaste dos freios? Mito. Algumas pessoas acham que o câmbio automático pode desgastar mais os freios porque é preciso acionar o freio quando o câmbio automático está parado para que ele continue assim. Entretanto, o carro realiza uma força para a frente tão pequena nessa situação que não influência no desgaste do freio. ### 2. Os custos de manutenção do carro com câmbio automático são mais altos? Verdade, mas com ressalvas. Os custos de manutenção com o câmbio automático realmente são mais altos. O sistema é um pouco mais complexo e requer um bom profissional para a sua manutenção. Entretanto, o câmbio automático é mais duradouro, o que faz com que ele requeira manutenção menos vezes. ### 3. O câmbio automático faz com que o carro gaste mais gasolina. Mito. Alguns câmbios automáticos antigos eram ineficientes e apenas mudavam a marcha quando o carro já estava com uma rotação muito alta. Foi por isso que se disseminou essa ideia de que o câmbio automático gasta mais gasolina. Entretanto, os câmbios modernos funcionando bem, não apresentam esse problema e não gastam mais gasolina do que quando comparado ao carro com o câmbio manual. Muitos carros modernos com câmbio automático são até mais econômicos do que um carro com o câmbio manual devido à precisão no momento da troca de marcha. ### 4. As trocas de marcha são mais rápidas Verdade. Com o câmbio automático, as trocas são feitas mais rápidas do que se poderia fazer manualmente, dando precisão às trocas de marcha. ### 5. Não é preciso usar freio de estacionamento em carros com câmbio automático Mito. Apesar da trava automática acionada na posição P do câmbio automático ser uma excelente utilidade, ela não substitui o freio de estacionamento. Utilizar apenas a posição P desgasta o câmbio, podendo quebrá-lo e até mesmo causar acidentes. ### 6. Não dá para fazer o carro com câmbio automático pegar “no tranco” Verdade. Essa manobra funciona nos carros de câmbio manual porque o empurrão externo faz as engrenagens girarem, dando partida ainda que a bateria esteja sem carga. Com o câmbio automático, contudo, essa manobra não funciona. O acoplamento das marchas se dá pela pressão do óleo no motor, não sendo possível acioná-las a partir de um empurrão externo e podendo até levar a uma quebra do carro automático com essa manobra. ### 7. Deve-se mudar para a posição em N em paradas Mito. O motorista basicamente acelera e freia durante sua direção. Isso inclui momentos de paradas, como os semáforos. Não é preciso mudar a posição do câmbio para N durante momentos de paradas. ### 8. O carro anda sem acelerar se o freio for solto quando o câmbio esteja na posição D Verdade. Essa é uma característica útil para congestionamentos. Não é preciso acelerar quando o carro estiver na posição D, basta soltar o freio que o veículo já se movimentará lentamente. Isso alavanca pequenas distâncias sem tocar no acelerador, tornando a direção mais fácil em congestionamentos e dando mais tempo ao condutor para acelerar em subidas antes que o carro comece a descer. ### 9. Engatar a ré enquanto está em movimento prejudica a transmissão automático9. Verdade, mas essa não é uma exclusividade do câmbio automático. Seja no câmbio automático ou no manual, não é recomendado engatar a ré com o carro em movimento. Isso causa um impacto forte em todos os componentes da transmissão. A repetição constante dessa manobra inadequada pode até mesmo quebrar a transmissão automática. ### 10. As marchas devem ser reduzidas manualmente ou usadas na posição 3 ou na L durante ultrapassagens10. Mito. Esses são recursos para subidas e descidas. Para ultrapassagens, o condutor deve fazer a manobra chamada kickdown. Ela consiste em pisar fundo no acelerador, mantendo a posição até a central eletrônica. Quando você perceber que precisa de mais força do motor, pode reduzir uma ou duas marchas. Se as trocas estiverem no modo manual, é preciso experiência para fazer a manobra na forma e no tempo certo. ### 11. Pé direito para acelerar e pé esquerdo para frear Mito. O pé esquerdo do motorista acaba se acostumando com o peso e tempo da embreagem, que é o que o motorista pisa com esse pé. Por isso, não há necessidade de se mudar com qual pé você está freando. Usar o pé esquerdo, que já está acostumado com os movimentos da embreagem, pode gerar frenagens bruscas e até mesmo causar acidentes. Mantenha o pé direito como o padrão para frear e acelerar, evitando assim, acidentes. ### 12. Câmbio automático quebra menos Verdade. Como citado no tópico anterior, o câmbio automático é mais duradouro, pois quebra menos. Isso porque as transmissões automáticas são projetadas para durar por toda a vida útil do carro, dispensando até a substituição do óleo lubrificante em alguns modelos. Diferentemente dos câmbios manuais, o câmbio automático não requer uma troca periódica do kit de embreagem. Ainda que o câmbio automático quebre menos, o seu carro precisa de quem entende do assunto para fazer suas manutenções e prevenções.